Kit Outubro/2019

Kit Outubro/2019

Postado em:
Blog - Kit do mês
- 04/10/2019 16:06:19

Olá, assinantes,

Vamos a nossa seleção de outubro!
Helder Falcão é arquiteto de formação. Começou a mexer com leite há dois anos e, como ele mesmo diz, “há um ano e meio nem sabia coalhar o leite”. Fez um escambo dos seus serviços de arquitetura com um curso de queijo de um casal de produtores experientes. Depois de uma semana de imersão voltou para casa apaixonado pelo novo ofício. Nesse curto tempo de produção o queijo Falcão já coleciona prêmios nacionais e internacionais!
Da fazenda Sant’Anna, queijaria Pardinho, no estado de São Paulo, trouxemos o premiadíssimo Mandala. Com um trabalho de melhoramento genético de mais de 30 anos e diversos certificados de excelência, a queijaria dedica-se atualmente a produção de queijos a partir do leite do gado Gir. Utilizam tachos de cobre importados da França e realizam a maturação em caves e prateleiras de madeira, o que confere sabores, aromas e texturas especiais aos queijos. O Mandala vive seu melhor momento, sendo reconhecido em diversas competições queijeiras.
Ana Maria e Mauro estão casados há 20 anos, desde o início produzindo o tradicional queijo Canastra. A fazenda Campo Alegre fica numa região de difícil acesso, onde o casal alia às condições da natureza os cuidados na produção e maturação. O queijo do Mauro faz parte de um grupo que adquiriu o famoso “mofo branco” naturalmente, o que o difere de um canastra tradicional. É numa sala subterrânea que a magia acontece.
Também de Minas, da cidade de Uberlândia, microrregião do Triângulo Mineiro, vem o  Ouro das Gerais. Walquíria e Gilmar dedicam-se a produção de queijos exclusivos de leite cru de gado Jersey, que apresenta um excelente teor de gordura. As condições naturais da fazenda e o processo de maturação completam o cenário deste representante mineiro ainda pouco conhecido.
A família de Antônio Lopes é daquelas de tradição secular. Descendentes de portugueses, seus antepassados iniciaram a produção do queijo artesanal serrano há mais de 150 anos. O pioneiro da família era um tropeiro que levava queijo, charque e couro para cidades distantes em troca de mantimentos básicos de subsistência. Feito a partir de gado de corte (e não os tradicionais gados de leite), sem fermento selecionado, nem coalho, e ainda produzido em bancas de madeira, este queijo é uma raridade!
 
SERRANO ANTONIO LOPES (RS) – Cidade de São José dos Ausentes, típico queijo serrano. Queijo de leite cru de gado de corte. Maturação média de 100 dias. Casca firme amarelo palha, massa semi-macia, compacta. Baixa acidez e notas de azeite. Prata no V Prêmio Queijo Brasil.
 
CANASTRA DO MAURO (MG) – Cidade de São Roque de Minas, microrregião da Canastra. Queijo de leite cru de vaca, maturação média de 40 dias. Casca tomada por mofo, massa compacta e semi-macia. Sabores lácteos e leve acidez.  
 
OURO DAS GERAIS (MG) – Microrregião do triângulo mineiro. Cidade de Uberlândia. Queijo de leite cru de jacas Jersey. Maturação média de 30 dias. Casca fina amarelada. Massa compacta, semi-macia, podendo apresentar pequenas olhaduras. Untuoso. Medalha de prata do Mundial do Queijo do Brasil (2019).
 
MANDALA (SP) – Fazenda Sant’Anna. Cidade de Pardinho. Queijo de leite cru, feito com um blend de leites respeitando sempre um mínimo de 50% de leite de vacas Gir. Casca firme rugosa, lavada semanalmente durante sua maturação de 10 meses. Massa amarelada, untuosa, com notas amendoadas e fundo doce. Baixa acidez. Medalha Super Ouro, eleito como o melhor queijo no Mundial do Queijo do Brasil 2019.
 
FALCÃO (MG) – Cidade de Douradoquara. Queijo de leite cru, maturação média de 50 dias. Casca rugosa, coberta de mofos. Massa esbranquiçada, compacta. Média acidez. Medalha de ouro no Mundial do Queijo do Brasil e bronze na França.
 
Conservação:
 
Manter na geladeira (parte menos fria), envolto em filme plástico ou papel manteiga. Retirar da geladeira e da embalagem ao menos meia hora antes de degustar. Para manter a umidade, também é possível armazenar em potes plásticos. Importante abrir o pote a cada 2 dias para circulação do ar.
 
Esperamos que curtam a seleção. Boa degustação!

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Kit Setembro/2019
Kit Setembro/2019
Kit Agosto/2019
Kit Agosto/2019
Kit Julho/2019
Kit Julho/2019
Kit Junho/2019
Kit Junho/2019
Kit Maio/2019
Kit Maio/2019

Receba novidades por email

E-mail cadastrado com sucesso.