Kit Julho/2019

Kit Julho/2019

Postado em:
Blog - Kit do mês
- 09/07/2019 21:28:22

Olá, assinantes,

Este mês nossos queijos vêm de Minas Gerais e Espírito Santo. Vamos começar apresentando os queijos mineiros.
 
Da queijaria Almeida Guimarães trouxemos dois queijos, Capa Preta e Caprino. Comandada pelo dedicado casal Adriana e Tuca desde 2014, a produção está localizada em Itanhandu, no sul de Minas, região que ainda não tem sua demarcação geográfica certificada pelo IMA, mas que já tem tradição histórica. Lá, eles produzem em torno de uma dúzia de queijos diferentes. O Capa Preta tem longa maturação, com inspiração na receita do parmesão, uma tradição da região da Mantiqueira. O Caprino, de leite de cabra e maturação de 2 meses, apresenta os aromas e sabores característicos, acrescidos do terroir da fazenda. Adriana e Tuca estão finalizando as obras do charmoso espaço para receber os visitantes que querem conhecer de perto a produção da fazenda. Vale a visita.
Da região da Canastra, apresentamos o queijo Jacob, do produtor Vivaldo Pereira, terceira geração de produtores. Daquelas famílias que já passaram um grande sufoco econômico por conta da desvalorização do queijo artesanal tempos atrás, mas que souberem se organizar coletivamente e hoje começam a colher os frutos de seu produto tão especial. Com as características de um legítimo Canastra, porém com notas lácteas acentuadas, esse é mais um queijo único desta que é a região queijeira mais conhecida do país.
Continuamos investigando a região ainda pouco conhecida do Cerrado mineiro,  a maior em extensão geográfica e, provavelmente, a que tem o maior número de produtores. O queijo Brandão, produzido por Geraldo Brandão e família, também com tradição de três gerações, traz suavidade com seus 20 dias de cura. O gado misto aliado às características do microclima da região, tornam os queijos muito peculiares.
Para fechar a lista, o queijo San José, do jovem italiano Amedeo Mazzocco, da queijaria Orolatte, de Venda Nova do Imigrante. Amedeo se juntou com um amigo do pai,  que já tinha um terreno na região, e veio de mala, cuia e coragem para o Brasil. Hoje a Orolatte já é reconhecida nacionalmente pela produção de seus deliciosos queijos.
 
CAPA PRETA (MG) – Queijaria Almeida Guimarães, cidade de Itanhandu, sul de Minas. Queijo de leite cru de vaca, maturação média de 6 meses. Casca coberta por resina preta (não comestível) que preserva a umidade, massa quebradiça com alguns cristais de sal.
 
CAPRINO (MG) – Queijaria Almeida Guimarães, cidade de Itanhandu, sul de Minas. Queijo de leite cru de cabra, maturação média de 60 dias. Casca fina branca, massa firme com pequenas olhaduras. Notas típicas de cabra com leve acidez.
 
JACOB (MG) – Produtor Vivaldo Pereira, cidade de São Roque de Minas, região da Canastra. Queijo de leite cru de vaca. Maturação média de 40 dias. Casca fina amarelada, massa compacta, semi macia. Sabor lácteo, com leve acidez.
 
BRANDÃO (MG) – Produtor Geraldo Brandão, cidade de Carmo do Paranaíba, região do Cerrado mineiro. Queijo de leite cru de vaca. Maturação média de 25 dias. Casca lisa amarelada, massa seca e compacta.
 
SAN JOSE (ES) – Produtor Amedeo Mazzocco, laticínio Orolatte, Venda Nova do Imigrante. Queijo de leite de vaca, maturação media de 90 dias. Casca fina amarelada, massa semi cozida, um pouco cremosa. Sabor levemente adocidado com fundo picante.

Esperamos que curtam a seleção. Boa degustação e até a próxima!
 
Conservação:
 
Manter na geladeira (parte menos fria), envolto em filme plástico ou papel manteiga. Retirar da geladeira e da embalagem ao menos meia hora antes de degustar. Para manter a umidade, também é possível armazenar em potes plásticos. Importante abrir o pote a cada 2 dias para circulação do ar.

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Kit Setembro/2019
Kit Setembro/2019
Kit Agosto/2019
Kit Agosto/2019
Kit Junho/2019
Kit Junho/2019
Kit Maio/2019
Kit Maio/2019
Expedição Gastronômica - Terras Altas da Mantiqueira
Expedição Gastronômica - Terras Altas da Mantiqueira

Receba novidades por email

E-mail cadastrado com sucesso.