Kit Março/2020

Kit Março/2020

Postado em:
Blog - Kit do mês
- 09/03/2020 18:49:48

Olá, assinantes! Vamos às apresentações do kit de março:

Alexandre Honorato é o produtor do queijo Mineirim, na microrregião mineira de Araxá. Em geral, os queijos dessa região tem um perfil um pouco mais suave e mais lácteo do que a Canastra e o Serro, por exemplo. Ainda há muito o que se explorar por lá. Alexandre é parceiro do Clube desde o início e é uma referência na região. Produzindo desde 2006, já ganhou diversos prêmios regionais, nacionais e também na França.
Da região da Canastra trouxemos o Canastra Real da fazenda Roça da Cidade. É sempre bom lembrar que Canastra é uma microrregião queijeira de Minas Gerais que contempla diversos municípios. Acontece que existem mais de 800 produtores naquelas bandas, por isso é interessante conhecer a origem do seu queijo. Mesmo dentro das limitações geográficas da região, os queijos podem ser bem diferentes. Alguns produtores, além do Canastra tradicional (que pesa entre 800 gramas e 1 quilo), fazem também o Canastra Real, uma peça maior, com cerca de 5 quilos. É o caso do João Carlos Leite, da Roça da Cidade. Produtor aguerrido, uma das principais lideranças da região e grande articulador político.
Descendo para o sul de Minas, apresentamos o Capa Preta, da queijaria Almeida Guimarães. Comandada pelo dedicado casal Adriana e Tuca desde 2014, a produção está localizada em Itanhandu. Esta região acaba de receber a caracterização de produtores de queijo artesanal Mantiqueira de MInas pela EMATER, o que promete dar mais visibilidade aos queijeiros das 9 cidades envolvidas. Da Almeida Guimarães saem em torno de uma dúzia de queijos que partem da receira original e ganham novos sabores através de trabalhos na casca, temperos e defumações.
Nem 20 km separam Itanhandu da queijaria Santo Antônio, em Passa Quatro. É de lá que vem o Capoeira Grande. Um queijo que não segue o padrão dos queijos Mantiqueira de Minas. João Antônio (o Joãozinho) é um alquimista do queijo. Tem uma mente inquieta e vive criando receitas autênticas, sempre respeitando a natureza selvagem do seu terroir. É um estudioso que busca inspirações em algumas receitas clássicas, mas não se contenta em reproduzí-las.
Por fim, mas não menos delicioso, nosso representante catarinense: o Ovelha Maturado da Queijaria Gran Paladare. O empresário Jorge Zanotto, fundou a queijaria em 2007, depois de ter passado pela experiência de produzir queijo em casa para os amigos. A opção pelo trabalho com queijos de leite cru de ovelha, aliada a um rigoroso controle de processos, resulta em queijos especiais e autênticos.
 
MINEIRIM (MG) – Fazenda Só Nata. Microrregião de Araxá. Queijo de leite cru de vaca. Maturação média de 50 dias. Casca fina amarelada, com massa compacta branca e cremosa, de sabor suave.
 
CAPA PRETA (MG) – Queijaria Almeida Guimarães, cidade de Itanhandu, sul de Minas. Queijo de leite cru de vaca, maturação média de 4 meses. Casca coberta por resina preta (não comestível) que preserva a umidade, massa quebradiça com possíveis cristais de sal e sabor picante.
 
CANASTRA REAL (MG) – Fazenda Roça da Cidade, cidade de São Roque de Minas. Queijo de leite cru de vaca. Maturação média de 140 dias. Casca firme amarelada, massa cremosa com possíveis olhaduras. Sabor intenso, com notas picantes e fundo doce.
 
CAPOEIRA GRANDE (MG) – Queijaria Santo Antônio, cidade Passa Quatro. Queijo de leite cru de vaca. Maturação média de 150 dias. Casca firme com pontos de mofos e ácaros, massa quebradiça, de sabor picante.
 
OVELHA MATURADO (SC) – Laticínio Gran Paladare, município Chapecó. Queijo de leite cru de ovelha (Raça Lacaune), maturado por 06 meses. Leve picância, amanteigado, massa firme e sabor acentuado, delicado e autêntico.
 
Conservação:
 
Manter na geladeira (parte menos fria), envolto em filme plástico ou papel manteiga. Retirar da geladeira e da embalagem ao menos uma hora antes de degustar. Para manter a umidade, também é possível armazenar em potes plásticos. Importante abrir o pote a cada 2 dias para circulação do ar.
 
Esperamos que curtam a seleção.
Boa degustação!

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Kit Outubro/2020
Kit Outubro/2020
Kit Setembro/2020
Kit Setembro/2020
Kit Agosto/2020
Kit Agosto/2020
Kit Julho/2020
Kit Julho/2020
Kit Junho/2020
Kit Junho/2020

Receba novidades por email

E-mail cadastrado com sucesso.