Kit Novembro/2019

Kit Novembro/2019

Postado em:
Blog - Kit do mês
- 07/11/2019 19:39:58

APRESENTAÇÃO DOS QUEIJOS DE NOVEMBRO 2019
 
Olá, assinantes!
Começamos nossa apresentação deste mês com os queijos da Fazenda Atalaia. Quem está a mais tempo conosco já conhece a produção do Paulo e da Rosana, mas é sempre bom apresentá-los para os que estão chegando agora no Clube.
O casal vem se dedicando aos queijos artesanais há 20 anos. A fazenda, com mais de 100, tem origem no cultivo do café, e algumas instalações originais estão mantidas até hoje para a cura dos queijos em condições naturais de temperatira e umidade. Vale a visita! São deles os queijos Mogiana e Porão.
A cidade de Alagoa em Minas Gerais é a “jóia da coroa” dos queijos da Mantiqueira. Uma tradição secular inspira os produtores que seguem uma receita de origem italiana. Nosso amigo Francisco Humberto é um deles. Muito ativo, curioso e estudioso, Humberto matura algumas peças no porão de casa, o que garante uma identidade particular aos seus queijos. Hoje trazemos o queijo Capital.
Também de Minas, em Paraisópolis, descobrimos o casal Cilmar e Mariana. Num passeio por uma cidade próxima, Cilmar viu um rebanho de búfalas e pensou “Por que não?” Resolveu apostar em ser diferente de seus vizinhos e trocou seu caminhão por 14 búfalas. Depois de um tempo na lida do leite, veio o queijo fresco. E apenas em 2018 começaram com os maturados que já têm fila para comprar!
E de Santos Dumont vem nosso famoso queijo do Reino, do querido produtor Jairo. A grande maioria das pessoas já conhece esse tipo de queijo, que foi nosso primeiro produto lácteo de escala industrial. Mas nós queríamos encontrar um pequeno produtor que fizesse esse queijo, algo raro hoje em dia. Os exemplares que se encontram no mercado são todos de grandes indústrias. Colocamos então o pé na estrada e fomos até a fazenda do Jairo para conhecer a produção artesanal e o envolvimento amoroso e cuidadoso de toda a família!
 
MOGIANA (SP) – Fazenda Atalaia, cidade de Amparo. Queijo de leite de vaca. Maturação média de 80 dias. Casca firme, massa alaranjada, resultado do urucum adicionado no processo. Leve cremosidade e fundo doce.
 
PORÃO (SP) –   Fazenda Atalaia, cidade de Amparo. Queijo de leite de vaca, com 6 meses de maturação. Casca firme, massa complhaduras, untuosa. Sabor picante, podendo atingir um fundo doce.
 
CAPITAL (MG) – Queijaria Capital, cidade de Alagoa. Queijo de leite cru de vaca, maturação média de 100 dias em prateleiras de madeira no porão. Casca firme e rugosa. Massa firme, preservando untuosidade, com leve picância. Sabor acentuado.
 
MATURADO DE BÚFALA (MG) – Cidade de Paraisópolis. Queijo de leite cru de búfala, maturação média de 50 dias. Casca rugosa tomada por mofo, massa levemente arenosa com acidez marcante.
 
REINO (MG) – Laticiínio Mantiqueira, cidade de Santos Dumont. Queijo de leite de vaca, maturação média de 50 dias. Casca vermelha, resultado do corante natural de urucum. Massa fechada, alaranjada, untuosa com leve picância.
 
 
Conservação:
 
Manter na geladeira (parte menos fria), envolto em filme plástico ou papel manteiga. Retirar da geladeira e da embalagem ao menos meia hora antes de degustar. Para manter a umidade, também é possível armazenar em potes plásticos. Importante abrir o pote a cada 2 dias para circulação do ar.
 
Esperamos que curtam a seleção. Boa degustação!

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Kit Outubro/2019
Kit Outubro/2019
Kit Setembro/2019
Kit Setembro/2019
Kit Agosto/2019
Kit Agosto/2019
Kit Julho/2019
Kit Julho/2019
Kit Junho/2019
Kit Junho/2019

Receba novidades por email

E-mail cadastrado com sucesso.