Kit Setembro/2020

Kit Setembro/2020

Postado em:
Blog - Kit do mês
- 31/08/2020 22:00:53

Olá, assinantes!
Estes são os queijos do mês:
 
De São Paulo trouxemos mais uma invenção da queijaria Pé do Morro, o queijo Quina. Érico Kolya largou o mundo corporativo e colocou o pé na estrada em 2015 para viver experiências do campo. Trabalhou numa vinícola na Argentina, uma queijaria nos Alpes Suíços e outra na Alemanha. Com essa bagagem e muito estudo, começou sua queijaria em 2016. Lá no sítio ainda acontece o projeto de produção de vinhos e azeites. Um lindo trabalho que ainda trará muitas novidades gastronômicas.
Descendo no mapa, veio de Santa Catarina o queijoColonial de ovelha. Rosângela e Rubens são os proprietários da queijaria Rouwstik, em Petrolândia. Com um rebanho de ovelhas na fazenda, não sabiam que queijo fazer até início de 2018. Com a orientação da técnica Michelle Carvalho optaram pelos queijos colonial e o maturado. Com os pedidos crescendo, já estão finalizando as obras da nova queijaria!
Como não podia faltar, o primeiro representante mineiro da nossa seleção é o queijo Carranca. Na região do Cerrado mineiro, município de Abadia dos Dourados, Antonio Costa e sua mãe, Bernadette, cuidam da produção que já tem história de família, mas que só se estabeleceu comercialmente há menos de 2 anos. A estrutura da queijaria, aliada à mata que os cerca e a proximidade com o rio Paranaíba garantem alta umidade que promove um excelente trabalho no queijo. Típico queijo de fã clube com restrito acesso!
Também de Minas, trouxemos o queijo Chou, da queijaria Ribeiro Fiorentini, em Governador Valadares. Os produtores Wagner Ribeiro e Izabela Fiorentini vem da pecuária leiteira e durante a greve dos caminhoneiros em 2018 se viram numa situação de crise: não tinham como escoar o leite que começou a acumular na fazenda. A solução? Produzir queijo, uai! Gostaram tanto que não pararam mais. Foram várias experiências, vivências e trocas com outros queijeiros, além de algumas premiações em concursos!
Finalizando nossa seleção, o queijo Braúnas, de Diamantina, produzido por Ewerton de Almeida, na chamada “Cordilheira do Espinhaço”, a mil e trezentos metros de altitude. Os produtores da região iniciaram há pouco tempo o processo de maturação de seus queijos. A altitude e o clima úmido dão o toque especial ao Braúnas que, junto a um seleto grupo, vem se destacando na região.
 
QUINA (SP) – Queijaria Pé do Morro, em Cabreúva. Casca firme amarelada, lavada. Interior macio e de sabor suave. Maturação de um mês aproximadamente.
 
COLONIAL (SC) – Queijaria Rouwstik, cidade de Petrolândia. Queijo de leite cru de ovelha, maturação média de 40 dias em prateleiras de madeira com controle de umidade e temperatura. Casca fina, amarelo palha com pontos de mofo branco e massa branca, semi cremosa, de sabor suave e leve acidez. Tanto na casca quanto na massa é possível aparecer pontos do mofo azul, natural da queijaria.
 
CARRANCA (MG) – Cidade de Abadia dos Dourados. Fazenda Carranca. Região do Cerrado Mineiro. Queijo de leite cru de vaca, maturação média de 50 dias. Casca firme com pontos de mofos naturais, massa cremosa e sabor intenso.
 
CHOU (MG)– Queijaria Ribeiro Fiorentini. Cidade de Governador Valadares. Queijo de leite cru de vaca, maturação média de 40 dias com controle de temperatura e umidade. Casca com mofos naturais, massa cremosa e sabor lácteo.
 
BRAÚNAS (MG)– Produtor Ewerton Nascimento, cidade de Diamantina. Queijo de leite cru de vaca. Maturação média de 50 dias. Casca rugosa, massa branca, compacta, untuosa e aromas florais.
 
Conservação: 
Manter na geladeira (parte menos fria), envolto em filme plástico ou papel manteiga. Retirar da geladeira e da embalagem ao menos uma hora antes de degustar. Para manter a umidade, também é possível armazenar em potes plásticos com papel toalha no fundo. Importante abrir o pote a cada 2 dias para circulação do ar.
Esperamos que curtam a seleção. Boa degustação!

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Kit Agosto/2020
Kit Agosto/2020
Kit Julho/2020
Kit Julho/2020
Kit Junho/2020
Kit Junho/2020
Kit Maio/2020
Kit Maio/2020
Kit Abril/2020
Kit Abril/2020

Receba novidades por email

E-mail cadastrado com sucesso.